Translate

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Um Parafuso a menos / por O.Heinze

Vivo uma urgência em me completar

de algo que ainda não sei explicar. 

Busquei por coisas maravilhosas

na ânsia de preencher esta falta penosa,

mas ao dar-lhes as costas, ficaram para trás, 

pois do mundo não se leva nada, nem traz.

Sigo com esta sensação estranha, tipo, respirar uma vida inteira e não ter reserva de ar;

cultivar flores e mais flores que avivam e após seu glamour se desfazem num piscar.

Nada completa esta lacuna faminta 

de me fazer sentir a satisfação plena.

E pensar que sou feito da matéria

de estrelas desintegradas, pena,

não deveria me sentir disperso 

pois sou parte do universo,

mas a incógnita desta busca prossegue,

esta urgência em me completar

de algo que ainda não sei explicar. 

Já tive amor tão grande no coração,

paixão em erupção, ardente igual a vulcão, 

que derreteram em si mesmas, 

esfriaram e se tornaram rochas frias e crespas.

Tive a felicidade intensa que fugiu 

numa enxurrada de lágrimas amargas.

Quase fui engolido por mar e rio

e a morte pareceu uma pesada carga,

mas não preencheu o meu nada. 

Conheci igrejas suntuosas e imponentes,

de onde saí com menos de mim do que entrei.

Compreendo que as coisas do mundo passam, orei,

porque absolutamente tudo um dia acaba

e as coisas do espírito são intangíveis,

podem e não podem ser críveis. 

Incrível é a urgência em me completar

de algo que ainda não sei explicar,

pois posso dar a volta ao mundo

e tudo que trago na mente não me é oriundo.

O dinheiro não compra tudo!

Gastei mundos e fundos 

e nada completou o oco mudo

da parte que me falta, nem os Tundos.*

Sou mais um ruminador pastando no campo da ignorância humana;

voador sem asas, planando em minha fantasia insana;

submergido numa represa de conjecturas;

Enterrado em minhas raízes por esta procura,

que somente eu poderei um dia desvendar

e finalmente não sentir em mim o faltar

de algo que ainda não sei explicar.



*Tundos: Chefe de sacerdotes gentis, na África.  

Espécie de doutor, em escolas do Japão. 



Santo André, 29/12/2021.

Nenhum comentário: