Translate

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Chapéu-de-sol / por O.Heinze
(Árvore Terminalia catappa)

Entregue me vou
na complacência doce
que um aroma ímpar
me carrega todo.
Mais na lembrança
que propriamente aqui
pois me sinto lá à beira-mar
enquanto meu corpo distraído
passeia na cidade abafada
à dezenas de quilómetros da praia.
De onde proviria afinal
esse perfume do chapéu-de-sol
se não o vejo perto ou longe
dentro desta paisagem cinzenta?
Teria vindo de bem distante
carregada pela tarde de verão
ou escapado de meu coração
do tanto que guardo carinhosamente
desde a infância de molecagens?
Quando subia no chapéu-de-sol
e feito bicho solto e alegre
brincava dependurando até cansar.
Depois descia e ficava na sua sombra
recostado no tronco, silencioso
ouvindo o cantar de suas folhas
até que adormecia mansamente
guardando sua essência nos meus sonhos...

Nenhum comentário: